Dr. Wagner Marques
Cirurgião Bucomaxilofacial
Estomatologista
CROSP 44968
Nefertiti (1370-1330 a.C.), foi uma Rainha da XVIII Dinastia do Egito Antigo, esposa do Faraó Amenófis IV (Amenhotep IV – em egípcio antigo), mais conhecido como Aquenáton (Akhenaton – em egípcio antigo), pai de Tutancâmon. O Faraó Aquenáton aboliu o politeísmo no Egito Antigo (adoração de diferentes deuses) e instituiu o monoteísmo, fazendo com que os egípcios passassem a venerar excepcionalmente o Deus-Sol Aton. Porém, com o passar do tempo, transformou o culto ao Deus Aton num sinônimo de adoração à família real egípcia, ou seja, a ele mesmo.
Nefertiti, por sua vez, por ser a esposa principal do Faraó, acabou por “absorver” todas as divindades femininas que eram tradicionais do culto politeísta. Assim, passou a ser “venerada como uma semideusa”.
O busto esculpido em calcário da Nefertiti, cujo nome significa “a mais bela chegou”, encontra- se exposto no Museu de Berlim (Neves Museum), e simboliza a beleza e a perfeição. Embora não tenha um significado na Odontologia, a sua imagem foi escolhida para a animação existente neste Site pela sua representação.